SM Debate estreia com discussão sobre o crescimento da Fome no Brasil

Na última sexta-feira, 10/6, a São Martinho estreou um novo quadro em suas redes sociais, o SM Debate. Realizado através do perfil da instituição no Instagram, o projeto se trata de lives, nas quais os profissionais da instituição debatem sobre diversas questões e problemáticas sociais do Rio de Janeiro e do Brasil.

Em sua primeira edição, a live foi mediada pelo Coordenador de Desenvolvimento Institucional Rodrigo Rocha e contou com a participação de Valdinei Martins, Coordenador de Abordagem e o Presidente da São Martinho, Frei Adailson Quintino. O tema da conversa foi o crescimento no número de pessoas que passam fome no país.

Um levantamento realizado pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto de Pandemia de Covid-19 mostra que, atualmente, 33,1 milhões de pessoas não tem o que comer no Brasil, voltando a patamares registrados pela última vez nos anos 1990.

Além disso, 58,7% da população convive com algum grau de insegurança alimentar (leve, moderada, ou grave).

O Coordenador de Abordagem, Valdinei Martins, afirma que através dos trabalhos de atendimentos da São Martinho, já percebia-se um agravamento dessa questão desde antes da pandemia.
“Esses dados refletem sim a realidade que nós temos percebido no contato direto com as famílias que a São Martinho atende… Nós já vinhamos percebendo esse agravamento desde 2018, só que o fenômeno da pandemia escancarou essa vulnerabilidade.”

Para Frei Adailson Quintino, estes dados são consequência das crises que atravessam o país em diferentes momentos e setores.
“O Brasil hoje passa por diversas ‘crises conjugadas.’ Falta emprego, nós passamos por uma crise dramática na área da saúde, nós passamos por uma crise na área da educação, que afeta demais os beneficiários e da população como um todo. Nós vivemos uma situação de calamidade total.”

1º Edição do SM Debate traz reflexão sobre o crescimento da fome no Brasil