São Martinho realiza festa de Natal com distribuição de presentes
Natal é tempo de semear esperança e amor. E foi nesse clima que a São Martinho promoveu, no dia 14 de dezembro, a Festa de Natal, em Vicente de Carvalho. Cerca de 200 crianças de todos os eixos da instituição estiveram presentes.
No início da confraternização, Frei Adailson dos Santos, diretor da São Martinho, se juntou a elas para transmitir uma mensagem de Natal.
“Pra gente é um dia de alegria. Natal é nascimento, é esperança. Para muitos é um momento único do ano”, diz o diretor da São Martinho, Frei Adailson dos Santos.
Atrações não faltaram. Os beneficiários puderam brincar no pula-pula, pingue-pongue, mesa de totó, além de assistir uma apresentação musical dos alunos do Centro de Música Jim Capaldi e da oficina de dança do ventre.
Para Valdinei Martins, coordenador da Abordagem, é preciso manter viva a chama do Natal dentro de cada criança.
“Toda vez que a gente reúne as crianças e, de forma especial, as com maior vulnerabilidade, a gente tem esse objetivo: celebrar o Natal. Tentamos proporcionar, acima de tudo, momentos de integração, fora do clima de violência, hostilidade, que a gente vive não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil inteiro. E, mais do que isso, desejar um ano novo de muita paz, onde se renova as esperanças de uma vida melhor, de um Brasil melhor, de uma sociedade mais justa, mais igualitária.”, afirma.
A realização da festa só foi possível com a ajuda dos parceiros. Prodigy Hotel Santos Dumont, Embratel e Paróquia São José da Lagoa, ao doarem brinquedos, foram fundamentais em garantir a felicidade das crianças. Conhecedor do trabalho da São Martinho, Rubens Souza, funcionário da Embratel, mobilizou a campanha dentro da instituição e dou centenas de brinquedos para a festa.
“Conheço a São Martinho porque frequento a Paróquia Nossa Senhora do Carmo há 2 anos e iniciei essa parceria para arrecadar alguns brinquedos para as crianças. Então nós pegamos 134 crianças para poder apadrinhar e dentro da Embratel junto com mais outros amigos particulares conseguimos”, explica.
E o ponto alto da festa foi a chegada do Papai Noel e a entrega dos brinquedos.
“O Natal é legal porque a gente pode ganhar vários presentes e pedir ao Papai Noel o presente que a gente quiser. Eu estava ansiosa pra festa porque a gente pode brincar muito”, Ana Clara, 7 anos, beneficiária do Educagente.
De acordo com Ana Márcia Machado, coordenadora do eixo, a felicidade é nítida no rosto de cada criança ao receber o brinquedo.
“Eles almejam essa festa o ano inteiro porque é onde eles ganham o brinquedo que o Papai Noel não irá levar em casa. As famílias se sentem muito recompensadas também porque a gente oferece isso pra eles. É uma realização”, relata.