Ex-beneficiária da São Martinho se torna jogadora do Fluminense

Yasmim passou a vida morado em ocupações no centro do Rio de Janeiro antes de realizar o seu sonho de conseguir uma casa e ser jogadora do Fluminense

Com um sorriso no rosto, Yasmim de 17 anos, se orgulha da trajetória que teve ao lado da sua avó nos anos em que morava em ocupações pelo centro da cidade do Rio de Janeiro, e precisou vender bala nas ruas para levar ajudar no sustento, enquanto buscava realizar o seu sonho de ser jogadora de futebol.

A realidade de Yasmim não é única, pois o censo apontou a região do centro do Rio de Janeiro é a que mais possui pessoas morando nas ruas e ocupações (18%). A escolha pela região se dá pela proximidade dos comércios e a maior circulação de pessoas, possibilitando a concentração de grupos que optam por ficarem unidos como forma de apoio e sobrevivência.

A população em situação de rua, que também está presente nos imóveis desocupados, é um fenômeno complexo que aponta as fortes desigualdades sociais que marcam a sociedade. Entre as famílias com crianças e jovens que estão nessa condição, muitos têm como principal atividade remunerativa a retirada de materiais recicláveis ou venda como camelôs ambulantes.

Vender bala pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro foi a realidade de Yasmim por muitos anos antes dela passar no teste e se tornar jogadora do Fluminense. Embora tenha sido difícil, a jovem reforçou a importância em sempre acreditar nos seus sonhos, e como ter tido o apoio da São Martinho a ajudou a trilhar um caminho longe de tudo o que poderia desviá-la do seu objetivo.

Realizar este tipo de trabalho não é uma tarefa fácil, pois muitas famílias contam com o trabalho infantil para ajudar a obter renda com os trabalhos informais. Diante deste cenário, uma equipe de profissionais da São Martinho vai às ruas e ocupações da cidade para entender a realidade das pessoas, com o objetivo de oferecer uma nova perspectiva de vida a quem sofre pela brutal desigualdade social e não enxerga uma possibilidade de mudança.

Através deste primeiro contato, uma equipe de profissionais tem o objetivo de trazer essa criança para participar dos projetos que a São Martinho desenvolve, e que ajudam no desenvolvimento e a garantia dos direitos por meio da inclusão social, profissional, cultural, esportiva, além do fortalecimento dos vínculos familiares e com o espaço.

A São Martinho é uma instituição sem fins lucrativos e que já exerce esse trabalho há quase 39 anos na cidade do Rio de Janeiro. Para que possamos continuar permitindo com que mais crianças e jovens tenham um desfecho feliz como o da Yasmim, é importante que possamos contar com a doação de quem também acredita que juntos nós somos capazes de fazer a diferença.  

Confira o depoimento completo da Yasmim aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QGTKNbsTPww

💙Doe agora mesmo:
📲http://www.saomartinho.org.br/doar
🔑Pix: pix@saomartinho.org.br
CNPJ: 033.621.319/0039-66