São Martinho completa 34 anos com muita história para contar

Em 2018, a São Martinho comemora 34 anos de muitas vidas transformadas. E, para comemorar a data, uma missa em Ação de Graças será realizada no dia 9 de novembro e, em seguida, celebraremos com um bolo no salão da paróquia.

Durante essa história de garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, tivemos provas da importância do trabalho que a Instituição vem realizando com responsabilidade e amor.

E os números falam por si só. Nos últimos três anos, cerca de 5200 crianças foram atendidas em todos os eixos da Instituição. Nada melhor do que os próprios beneficiários para, com suas histórias de vida, mostrarem que todo o esforço realizado pela São Martinho, desde 1984, tem valido a pena.

Não é incomum encontrarmos casos de pessoas que passaram pela Instituição, ainda quando crianças ou jovens, e que hoje colhem os frutos dessa experiência.

“A São Martinho teve um papel de me dar um norte como profissional. Sou formada em Web Designer pela São Martinho e foi a partir dai que vi que poderia me inserir no mercado de trabalho de design. Agora trabalho como estilista e faço minhas próprias estampas. Participar do projeto foi importante porque eu pude pôr a mão na massa, tive referências positivas e pude me construir uma profissional”, afirma Maria Chantal, ex-beneficiária da Profissionalização.

Wanderson Beto, beneficiário da Abordagem, conta com orgulho a transformação pela qual passou após adentrar os portões da São Martinho.  “Mudou muitas coisas na minha vida. Estou aqui desde os 9 anos e antes de entrar eu estava sem direção, sem rumo na vida. Estava indo pra rua, fazendo coisa errada. Aqui tirei meus documentos, consegui um emprego e consegui voltar a estudar”, diz.

PARCERIAS

Outro ponto que devemos destacar são as várias parcerias firmadas pela Instituição ao longo desses 34 anos. E uma delas é a amizade entre a São Martinho e o Reino Unido. Iniciada ainda em 1991, com a visita da Princesa Diana de Gales a unidade socioeducativa da Lapa, a parceria se manteve com a atuação de Ana Capaldi, viúva do músico britânico Jim Capaldi, que dá nome ao Centro de Música da São Martinho, e resultou nas doações de estrelas da música como George Harrison, Steve Winwood, George Michael, Jon Lord e Ian Paice, Brian May, Roger Waters, além da banda The Eagles, o ator Steve Berkoff e a gravadora Island Records.

Outro momento especial que devemos lembrar é a visita anual do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.  Em 2017, além de Dom Orani, a São Martinho recebeu também a imagem peregrina de São Sebastião.

Para a nossa felicidade, a Instituição foi eleita também em 2018 para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA-Rio) para um período de 2 anos. A São Martinho está sendo representada por Lucimar Corrêa, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Institucional, e pela coordenadora de filantropia, Érika Oliveira.

EVENTOS MARCANTES

Além das já tradicionais festas realizadas todos os anos pela Instituição como, por exemplo, Páscoa, Dia das Crianças, Natal, Festa Junina, onde os beneficiários têm a chances de confraternizar entre si, alguns eventos marcaram a história da São Martinho.

Entre eles está a visita do Consul Geral Britânico, Sr. Simon Wood, junto com Ana Capaldi, em 2018. Na ocasião, ele deixou os protocolos de lado e interagiu com a garotada, se arriscou até a jogar capoeira. Além da musicalidade, ele também pôde conhecer outras atividades como capoeira, judô, gastronomia e as aulas do Curso de Formação Básica para os adolescentes.

Além disso, podemos citar a participação de doze crianças e adolescentes no show do ex-baixista e vocalista do Pink Floyd, Roger Waters, para cantar e dançar um dos maiores clássicos do rock, Another Brick In The Wall (Part II), no Maracanã.

O bloco de carnaval é outra ação da São Martinho que faz sucesso sempre que acontece. Realizado em frente ao Educagente, em Vicente de Carvalho, e na Lapa, o grito de carnaval faz a alegria das nossas crianças e jovens.

A São Martinho recebeu no mês de junho o 15° Fórum Institucional da São Martinho. O tema Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes gerou uma série de reflexões entre os participantes. Foram dois dias recheados de debates e depoimentos de superação.

Comemoramos também, em 2018, os 10 anos da Oficina Gastronomia Educativa, projeto da São Martinho, em evento realizado na CADEG. Na ocasião, recebemos os chefs Thiago Gatto, participante do Masterchef Brasil 2018, e Rodrigo Sardinha, do Gastromotiva, como convidados.

GRATIDÃO

Mas isso tudo só é possível porque contamos com a solidariedade de milhares de doadores ao longo desses 34 anos. “É uma alegria poder doar para a Associação Beneficente São Martinho, que é uma Instituição que tem tantos anos de existência e faz um trabalho muito sério. É muito gratificante poder ajudar e saber o resultado disso, saber quantas vidas são impactadas.  Quero dar os meus parabéns para a São Martinho e toda a sua equipe. Quero te incentivar a participar também! Se você ainda não conhece a instituição, espero que possa conhecer e fazer parte dessa família, dessa corrente do bem”, diz a doadora Anita Carvalho.