São Martinho reconhece a importância da música na Educação Infantil

A música é um produto que tem capacidade de despertar as mais variadas reações e sentimentos no ser humano. Por isso, sua presença na fase de crescimento e desenvolvimento de uma pessoa é de extrema importância e ajuda para um jovem.

Para os educadoras da São Martinho, ela consegue despertar o lúdico, traz benefícios para a socialização, auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora. Também contribui para a percepção espacial, matemática e estimula até mesmo áreas do cérebro das crianças que podem beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Por isso, proporcionar ainda na primeira infância o contato com a musicalidade é fundamental.

Centro de Música Jim Capaldi

Assim tem sido com os jovens que participam do Centro de Música Jim Capaldi, oficina de musicalidade realizada na unidade socioeducativa da São Martinho, em Vicente de Carvalho, zona norte do Rio. As atividades começaram em 2009, com o apoio de Ana Capaldi, viúva do músico britânico Jim Capaldi. Ela conheceu a São Martinho em 1992, após a visita da Princesa Diana de Gales e do Príncipe Charles na Instituição, em 1991. Desde então, Ana e o marido passaram a ajudar a instituição.

CONFIRA: Centro de Música participa do Aniversário da Rainha Elizabeth II

O projeto conta com atividades de canto, cavaquinho, percussão, violão e prática de conjunto. São 120 beneficiários participantes neste segundo semestre de 2022, de oito a 17 anos. Os alunos são moradores do entorno de Vicente de Carvalho – Conjunto Residencial do Ipase, Morro do Juramento, Jardim do Saco, Morro do Trem, Jardim do Carmo e Morro da Fé, comunidades marcadas pela violência, criminalidade e precariedade.  

Aula de violão ocorrendo na oficina musical – FOTO: Bruno Cosentino

A São Martinho vive exclusivamente de doações, para que possamos continuar a oferecer esse e diversos outros projetos, contamos com a sua colaboração!

DOE AGORA!