Ex-Beneficiário da São Martinho sonha em se tornar chef de cozinha

Brian Soares, de 23 anos, participou de oficina de gastronomia na São Martinho e hoje é Aprendiz de Cozinha em restaurante em Botafogo.

Cozinhar pode ser uma tarefa extremamente prazerosa para muitas pessoas, inclusive para crianças. Além disso, pode ter importante participação na Educação Infantil. É importante estimular a criatividade da criança e mantê-la interessada em aprender, para isso – às vezes – é necessário sair da sala de aula e
incentivar a prática de atividades diferentes, como a Culinária.

Escolher ingredientes, misturar, preparar e cozinhar – sempre sob a supervisão de um adulto – são ações que provocam a participação coletiva, ajudam no desenvolvimento de habilidades e favorecem o aprendizado de novos conteúdos.

Gastronomia Educativa

Pensando nisso, a São Martinho oferece em seu núcleo comunitário de Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio, a Gastronomia Educativa. Liderada pela Chef Social Deise Rosa, esta é uma oficina onde os jovens aprendem a fazer receitas criativas usando partes de alimentos que normalmente são desperdiçadas.

A oficina é um sucesso entre os beneficiários, o que os leva a criarem um grande carinho pela cozinha. A vida de Brian Soares, de 23 anos, é um caso de como a culinária pode transformar vidas!

Brian é ex-beneficiário da São Martinho e da oficina de Gastronomia Educativa e hoje trabalha como Aprendiz de Cozinha no restaurante Culto Bar, localizado no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para ele, cozinhar sempre foi um passatempo, mas graças a oficina viu que poderia ir muito mais além e utilizar seus conhecimentos para transformar isso em uma profissão. Brian se inspira em grandes nomes da área, como o chef francês Érick Jacquin, para crescer ainda mais profissionalmente.

“Eu entrei na São Martinho muito novo, quando adolescente comecei a vir para oficina de Gastronomia. Acho muito legal a ideia de usar alguns tipos de alimentos, alguns ingredientes que normalmente as pessoas não usam em suas receitas. Sempre gostei muito de cozinhar mas foi ali que eu vi que realmente levava jeito e poderia trabalhar com isso. Eu pensava em seguir carreira com outras coisas mas decidi fazer o que eu sempre gostei que é cozinhar.”

Brian Soares atuando no restaurante em que trabalha.

A São Martinho vive exclusivamente de doações, para que possamos continuar a oferecer esse e diversos outros projetos, contamos com a sua colaboração!

DOE AGORA!