São Martinho celebra Dia das Crianças com festa e distribuição de presentes

Alegria. Esse foi o sentimento que prevaleceu durante a festa de comemoração ao Dia das Crianças na São Martinho, realizada no último dia 11 de outubro, na unidade de Vicente de Carvalho. Cerca de 200 crianças e adolescentes atendidas pelos eixos da entidade estiveram presentes no evento, que contou com várias atividades.

Assim que chegaram, os beneficiários participaram das oficinas de pintura de rosto, customização de pipa, além de brincadeiras como pingue-pongue, pula-pula e mesa de totó. Lanches foram servidos para repor a energia dos pequenos.

Em seguida, o diretor da instituição, Frei Adaílson Santos, se juntou a elas e transmitiu uma mensagem especial.  Segundo ele, o evento, além de comemorar a data tão especial, também firma o propósito da São Martinho.

– A festa das crianças é muito esperada tanto por elas quanto pela Instituição, já que juntamos todos os núcleos pra esse momento de alegria, confraternização e extravasamento dessas crianças. Para nós, é hora de reafirmar nossos valores de defesa e garantia dos direitos a favor da criança e, ao mesmo tempo, celebrar com elas esse dia que é tão importante.

Para Valdinei Martins, coordenador do eixo Abordagem, a festa já se tornou um importante símbolo do trabalho que a entidade vem realizando há anos.

– Nós, que trabalhamos principalmente com crianças vulneráveis, temos o papel de amenizar as dores que elas e suas famílias sentem no dia a dia. Promover essa festa e unir diferentes eixos de atuação é uma alegria.

Regina Moreira, coordenadora do eixo Profissionalização, reforça a dedicação da São Martinho em prol do bem estar da criança e adolescente e destaca a ótima relação que estabeleceu com os beneficiários.

– Tenho o privilégio muito grande porque já acompanho a festa há vários anos e é essa mesma alegria sempre.  Nós temos uma população muito receptiva a São Martinho e isso deixa a gente muito alegre. Ver essas crianças alvoroçadas, colaborando, é muito bom. E o mais legal de tudo é que as famílias  participam.

Durante a festa, foram realizadas atividades como roda de capoeira, pula corda e até batalha do passinho, onde cada um pôde expor seu talento e colocar pra fora as habilidades na dança.  Doces foram servidos e uma mesa de frutas variadas também fez a alegria da criançada, que distribuiu sorrisos e gargalhadas.

– Estou feliz de estar participando da festa porque é legal, tem brinquedo e todo mundo gosta. De tudo que tem aqui, fiz o passinho e capoeira – conta Ane Louise Vasconcelos, de 8 anos, aluna de canto.

Já no final da festa, a expectativa era alta para o momento mais aguardado: a distribuição dos presentes. Duas filas foram formadas e um a um foi recebendo os brinquedos doados por amigos e parceiros da São Martinho.

De acordo com Ana Marcia Machado, coordenadora do eixo Educagente, todo trabalho é recompensado com a alegria das crianças ao abrirem os presentes.

– A gente tem tanta expectativa para esse dia e trabalha para conseguir atender a expectativa dessas crianças. Dá pra perceber num simples brinquedo, uma simples pipa, a alegria que elas sentem. E é sempre um trabalho em equipe, por isso agradeço a toda instituição, que não mede esforço para que a festa seja um sucesso.