PRECAUÇÕES CONTRA A COVID-19 NAS SALAS DE AULA

[vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][az_column_text]

PRECAUÇÕES CONTRA A COVID-19 NAS SALAS DE AULA

 

À medida que as escolas reabrem, é importante adotar precauções dentro e fora da sala de aula para evitar a propagação da Covid-19 e proteger educadores e estudantes.

Como educador(a), conhecer os fatos protegerá você, e também crianças e adolescentes. É importante estar ciente de informações falsas e mitos sobre a Covid-19 que alimentam o medo e o estigma.

Compreender a Covid-19, como ela se espalha e como podemos nos proteger é um importante primeiro passo para estabelecer procedimentos e protocolos na sala de aula. Estudantes precisam entender do que se trata, para que possam seguir as regras. É importante escutar suas preocupações e ideias e responder suas perguntas de maneira adequada à idade. Além de discutir as diferentes reações que podem ter e que são normais em uma situação como esta.

Quando se trata de distanciamento físico, é importante que você estabeleça algumas regras básicas de acordo com as orientações das autoridades locais de saúde, do Ministério da Saúde e da administração de cada escola.

 

  • HIGIENE PESSOAL

É de extrema importância incentivar alunos a praticar a lavagem regular das mãos e/ou a aplicação de desinfetantes para as mãos (álcool em gel a 70%) em momentos importantes, como, por exemplo, ao entrar e sair da sala de aula; depois de tocar superfícies, materiais de aprendizagem, livros; e depois de usar um lenço descartável para assoar o nariz.

Mesmo com as mãos limpas, é bom evitar que toquem nos olhos, nariz e boca. Os germes podem ser transferidos dessas áreas para as mãos limpas e se espalhar pela sala de aula dessa forma.

Se possível, colocar desinfetantes à base de álcool em cada sala de aula, nas entradas e saídas e perto de refeitórios e banheiros.

 

  • USO DE MÁSCARAS

Se o uso de máscaras for recomendado na instituição em questão, é necessário certificar-se de que seus alunos e alunas saibam quando devem usar máscaras e se há procedimentos relacionados, como descartar ou higienizar máscaras usadas com segurança para evitar o risco de máscaras contaminadas em salas de aula e parques infantis.

 

Com o novo crescimento de casos no Rio de Janeiro e em outras partes do país, é importante que essas e outras medidas de higiene sejam seguidas, para que se evite a disseminação da doença e não se coloque a saúde de todos em risco.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]