BOLETIM DO GAP SÃO MARTINHO

[vc_row][vc_column][az_column_text]

BOLETIM DO GAP SÃO MARTINHO

O Grupo de Articulação Política (GAP) da São Martinho surgiu com intuito de alinhar as ações institucionais e o impacto do atendimento aos nossos beneficiários com as ações da rede. Assim, pensando em impacto coletivo, que refletem diretamente sobre aqueles que atendemos, bem como em ações conjuntas interinstitucionais, buscamos no GAP um espaço de apoio e unificação do nosso discurso diante da rede de parceiros.

Ao longo de 2020, alguns dos nossos colaboradores estiveram representando a São Martinho em muitos espaços diferentes, debatendo ideias e agindo coletivamente para enfrentar um dos momentos mais difíceis já vividos, por causa da pandemia da COVID-19. Nas 4 reuniões que realizamos em fevereiro, setembro, novembro e dezembro de 2020, dividimos essas ações e espaços, que agora tornamos públicos para todos os colaboradores, deixando o convite para que venham participar de encontros futuros. A construção coletiva, interna e externa, ao longo do ano passado foi essencial para saber que não estamos passando por essa crise sozinhos/as e que há muitas pessoas, movimentos e instituições implicados na luta por direitos de crianças e adolescentes

Quais são os espaços que ocupamos e o que discutimos neles?

  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio): discutem-se as políticas municipais para crianças e adolescentes, os Conselhos Tutelares e assuntos relativos ao Fundo Municipal através de Comissões e Grupos de Trabalho, bem como de encaminhamentos concretos em Assembleias e reuniões da Mesa Diretora do Conselho. A São Martinho renovou assento junto ao Conselho em eleição que ocorreu em 2020.
  • Fórum DCA-Rio: espaço permanente destinado à sociedade civil com a missão de promover e impulsionar a concretização dos direitos da infância e adolescência no Município do Rio de Janeiro.
  • Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil: fortalecimento do Trabalho dos jovens, por meio estratégia da articulação entre atores sociais institucionais, envolvidos com politicas e programas de prevenção e erradicação do trabalho infantil, criada com o apoio da Organização Internacional do Trabalho e UNICEF.
  • Comissão Territorial do Centro: organismo junto à 1ª CASDH que junta todos os parceiros que atuam neste território do Centro e Lapa para entender o território e acompanhar Assembleias do CMAS.
  • Rede Local – GT do Largo do Machado: puxado pelo CRAS Ismênia, englobando os parceiros de atendimento local para organizar encaminhamentos das Instituições que compõem a rede, além de realizar estudos de caso.
  • Fórum de Profissionalização do Jovem Aprendiz: instituído em 2009, tem como objetivo promover o debate sobre a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho desenvolvendo ações de mobilização para o cumprimento da lei da aprendizagem. Envolve poder público, empresas, sociedade civil e Instituições que ministram cursos de aprendizagem.
  • Comitê de Prevenção de Homicídios de Adolescentes da UNICEF: discussão acerca da prevenção de homicídio de crianças e adolescentes com diálogo entre sociedade civil, estado e judiciário, com divisão em Grupos de Trabalho, tais quais o de atuação territorial e de Sistema de Justiça.
  • Coalizão Nacional pelo Socioeducativo: o grupo começou informalmente com o nome “Socioeducativo sem COVID”, buscando articulação nacional, que envolve órgãos como Mecanismo Nacional de Combate e Prevenção à Tortura, Defensorias Públicas e diversos atores da sociedade civil. Incidência legislativa e no Judiciário são alguns dos focos principais, tal qual a produção de dados sobre o sistema.
  • Associação Nacional dos Centro de Defesa (ANCED) – reúne todos os Centros de Defesa que existem no Brasil, ao menos uma vez por ano, por meio de Assembleia. Também se reúnem ao longo do ano, de forma online articulando ações conjuntas para litigância estratégica e incidência política.

Ficou interessado/a? Vamos nessa somar juntos/as! As próximas reuniões serão bimestrais em 19.02; 19.03; 16.04; 21.05; 18;06; 20.08; 17.09; 19.11; 10.12. Ah, “mas eu ainda não participo de nenhum espaço de representação institucional?”. Não tem problema, o espaço é uma troca de ideias, alinhamento e de incentivo para que, caso tenha interesse, esteja em novos espaços sendo porta-voz da São Martinho e de nossos beneficiários.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]