São Martinho celebra Dia Mundial da Alimentação com live da Gastronomia Educativa

[vc_row][vc_column width=”1/2″][az_column_text]

São Martinho celebra Dia Mundial da Alimentação com live da Gastronomia Educativa

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, e lançar o ebook da Gastronomia Educativa, a Associação Beneficente São Martinho realizou uma live com a chefe popular Deise Rosa e com Meyre Mariana Coutinho, de 13 anos, uma representante dos beneficiários.  

Durante a conversa, Deise falou da importância da alimentação saudável, além de ensinar duas receitas inéditas: biscoito de casca de banana e suco de maracujá, banana e maça. O e-book da Gastronomia Educativa traz 28 receitas que passam por salgadinhos, doces, sucos e está disponível no link da bio do instagram da São Martinho. (@saomartinhorj). 

“O objetivo do projeto é despertar para a importância de uma boa alimentação, aproveitando o máximo que a gente possa do alimento que a gente comprar ou ganha. A gente joga fora boa parte dos nutrientes quando descartamos cascas e talos. Então nós temos o objetivo de estar fortalecendo esse laço do alimento com a pessoa”, afirma.   

De acordo com dados da ONU, mais de 820 milhões de pessoas no planeta ainda passavam fome em 2018. E, em 2020, essa situação foi agravada pela pandemia do Covid 19, que, além de jogar uma parcela da população na linha da miséria, piorou a situação da falta de comida nos lares da população mais pobres. Ainda de acordo com um levantamento da ONU, se nada for feito, 265 milhões de pessoas não terão o que comer até o final de 2020. 

Criada há 11 anos, a Gastronomia Educativa, que atende crianças e adolescentes, de seis a 17 anos, e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, tem como foco ensinar aos participantes a aproveitar todas as partes do alimento, inclusive àquelas que geralmente vão para o lixo, como as cascas, talos, polpas e sementes, além de criar receitas gostosas e nutritivas.

A oficina surgiu a partir de uma demanda dos beneficiários que pediam para suas mães o mesmo lanche que era oferecido no projeto. Então, houve a necessidade de multiplicar este conhecimento. Com isso, além de incentivar uma alimentação mais saudável, a iniciativa capacita pessoas para a atividade de culinária alternativa como possibilidade de geração de renda para a comunidade.

Antes da pandemia, as atividades eram realizadas duas vezes por semana, na unidade socioeducativa, em Vicente de Carvalho. Agora, as crianças acompanham as receitas através de vídeo aulas.

“Para que não houvesse esse afastamento, tivemos que nos adaptar a esse novo normal, fazendo as lives da gastronomia. Isso é necessário para que a gente não disperse e continue mantendo o vínculo com eles, porque a saudade é grande, finaliza.[/az_column_text][vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][az_single_image image=”2600″][/vc_column][/vc_row]