Província Carmelitana de Santo Elias promove 2º Encontro Carmelita de Assistência Social

[vc_row][vc_column][az_column_text]

Província Carmelitana de Santo Elias promove 2º Encontro Carmelita de Assistência Social

Com objetivo de discutir os desafios do campo da assistência social dentro do contexto de pandemia, foi realizado, no último dia 28 de agosto, o 2º Encontro Carmelita de Assistência Social. Por conta da pandemia do covid19, o evento foi realizado virtualmente através da plataforma de videoconferências Zoom.

“Eu lembro que no ano passado realizamos esse encontro sob outra perspectiva e, no entanto, hoje nós já estamos dentro desse novo normal.  E no momento atual em que nós nos encontramos, obviamente que nosso trabalho também é impactado. Sabemos que os Assistentes Sociais são chamados a, nesse momento da história, estarem na linha de frente, na fronteira de uma missão tão bela e tão importante. A Província Carmelitana de Santo Elias tem por missão estar ao lado dos mais vulneráveis. E esse encontro é nada mais nada menos para reafirmar essa missão de estar na linha de frente, ao lado daqueles e daquelas que são impactados pelo momento presente”, afirma Frei Adailson Quintino dos Santos, Prior Provincial.

O encontro contou com a presença de representantes de todos os projetos da Província Carmelitana de Santo Elias pelo Brasil. São eles:  Centro Educacional do Menor (MG), Associação Beneficente São Martinho (RJ) , CCA Santa Tereza (SP), CCA NSCarmo (MG) Casa de Acolhida (MG), Conviver no Carmo (MG) e Pequenas vozes do Carmelo (RJ).  Cada um pôde falar um pouco sobre a dinâmica do trabalho e os ações durante a pandemia.

“É com grande alegria que a gente reúne aqui todos os projetos tipificados da Província Carmelitana de Santo Elias e que desenvolvem um trabalho de grande relevância na área da assistência social. Aqui a Assistência Social é compreendida como política pública  e seguridade social, que é tão necessária para a garantia dos direitos sociais. Mais do que nunca é necessário que a gente tenha uma política de assistência fortalecida, que a gente possa pensar nossos serviços de forma mais articulada, mais orgânica. É importante que a gente possa pensar numa rede de serviços da Província de Santo Elias e vem de encontro com o nosso objetivo de ser uma fraternidade orante a serviço do povo”, diz Erika Oliveira, coordenadora de filantropia da São Martinho.

Três palestras marcaram  o evento e contribuíram grandemente com a discussão. A primeira foi realizada pela professora e membro da comissão de Políticas Públicas do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Maria Cristina Salomão, seguida de Lucimar Correa, coordenadora da Associação Beneficente São Martinho.  Logo depois foi a vez da participação de Sergio Murilo Conti, responsável pelo setor de Atenção Primária do Hospital Miguel Couto. Ele falou sobre os protocolos sanitários durante a pandemia do coronavírus.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]