[vc_row][vc_column][az_column_text]A São Martinho promoveu, no dia 18 de setembro, a Ação Social Gente que Faz, no Centro Socioeducativo, na Lapa. Em conjunto com alguns parceiros como Werner Coiffeur, Cras Professora Ismênia de Lima Martins, Fundação Leão XIII, CMS Oswaldo Cruz, Centro de Saúde Escola Lapa e Eletrobras, a instituição ofereceu vários serviços desde carteira de identidade, orientação jurídica até corte de cabelo.
“As vezes nos deparamos com esses meninos e suas famílias com questões muito simples, por desconhecimento ou, as vezes, serem mal tratados nos serviços. A gente faz uma aproximação, ou seja, é um canal que dificulta menos o acesso. Queremos, com essa ação, inaugurar uma série de outras ações, pelo menos de 3 em 3 meses, com a perspectiva de celebrar a informação” afirma Valdinei Martins, coordenador da Abordagem.
E, para organizar a ação, a São Martinho contou com parceiros importantes nesses 35 anos. Como é o caso da Eletrobras. Através de um grupo de voluntários, a empresa realizou algumas oficinas com as crianças e adolescentes beneficiários.
“São pessoas extremamente carente de um serviço, de uma atenção, de pessoas se dedicando a eles, então acho que o trabalho voluntário é essencial para a nossa sociedade. Para eles entenderem que, apesar de tudo, eles não estão sozinho. Existem uma corrente de apoio para que a gente faça uma sociedade bacana”, diz Vanessa Barbosa Silva, funcionária da Eletrobras e há dois anos no voluntariado.
Aberta a população da região do centro, a ação recebeu pessoas com os perfis mais variados possíveis, que puderam participar de oficinas de grafite, reciclagem, plantio, turbante, além de fazer shiatsu, reflexologia podal, entre outros.
Para o músico Marcelo de Oliveira Jorge, que foi até o CSE para cortar o cabelo, essa ação é uma forma de incentivar a cidadania.
“Achei muito maneiro, muito bom para a população. Tem que ter isso mais vezes, a gente só agradece. Isso sim é cidadania”.
Já Maria José de Souza, de 76 anos, a população precisa muito de ações como essa.
“Os meninos já sabem onde eu moro e vão me buscar. Muito bom, adorei. É muito importante eventos como esse, pois ajudam as pessoas”, afirma.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][az_divider][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][az_gallery_images images_gallery=”1584,1586,1587,1588,1589,1590,1591,1592,1593,1594″ gallery_layout=”carousel-gallery”][/vc_column][/vc_row]