E o mês de junho foi muito feliz na São Martinho.
É com muito orgulho que nossa instituição foi a primeira ONG brasileira a receber o Prix Cáritas Suíça, prêmio concedido anualmente, há 17 anos, a organizações pelo mundo inteiro que se destacam na atuação no âmbito social, na cooperação voltada para o desenvolvimento ou na comunicação intercultural. A cerimônia de entrega aconteceu na cidade de Lucerna, na Suíça. Em 2019, foram 9 candidaturas de instituições por todo mundo.
A Associação Beneficente São Martinho, através do Curso Básico de Formação, que possui o objetivo de proporcionar aos jovens, em situação de vulnerabilidade social, qualificação profissional orientada por uma proposta adequada às diretrizes da Lei da Aprendizagem, foi um dos projetos aprovados no processo de seleção do edital 2019 do Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq. A instituição concorreu com 730 projetos.
A festa de celebração ao Aniversário da Rainha Elizabeth II, realizada no Salão Nobre do Hotel Copacabana Palace, recebeu convidados especiais: os jovens do Centro de Música Jim Capaldi. Na ocasião, eles cantaram e tocaram o hino inglês, além de músicas populares brasileiras, animando quem estava na plateia. O Aniversário da Rainha, em inglês Queen’s Birthday Party, é um dos eventos mais importantes da comunidade britânica no mundo.
Comemoramos, no último dia 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e a São Martinho esteve presente no lançamento da Campanha Mundial Contra o Trabalho Infantil, no Museu do Amanhã. Através do seu programa de jovem aprendiz, a São Martinho vem trabalhando para combater o trabalho infantil irregular e oferecer aos jovens oportunidade de inserção no mercado de trabalho com dignidade e respeito aos direitos fundamentais.
Crianças e jovens participaram de um campeonato esportivo no Núcleo Comunitário Educagente, em Vicente de Carvalho. A atividade, que contou com competições de futebol e queimado, além de jogos de tabuleiro, teve a presença de cerca de 150 beneficiários.
Jovens aprendizes da São Martinho puderam conhecer um pouco mais sobre a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante a visita do Projeto Papo de Responsa, dia 17 de junho, no Centro Socioeducativo. O projeto, que tem como público alvo adolescentes e jovens em idade escolar, tem o objetivo de incentivar, através de um bate-papo informal e descontraído, o diálogo entre a polícia e a comunidade. Temas como situação de risco, como criminalidade, drogas, homofobia e crimes na internet foram amplamente discutido.
A Lei Menino Bernardo completa 5 anos em 2019. E como forma de comemorar do Dia Nacional pela Educação Sem Violência, a São Martinho esteve presente no “É Possível Educar Sem Violência?”, realizado na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca. O encontro, realizado pela Rede Não Bata, Eduque, teve o objetivo de discutir os mitos e desafios da Lei Menino Bernardo, além de debater o tema castigos físicos e psicológicos.