[vc_row][vc_column][az_column_text]
ONU ANUNCIA CRIAÇÃO DE ÍNDICE DA JUVENTUDE NA POLÍTICA
Na última quinta-feira, 20/01, ocorreu a Conferência de Alto Nível da ONU sobre Processos de Paz Inclusivos para a Juventude. Integrantes da organização afirmaram que os jovens de hoje em dia jovens estão sendo profundamente afetados pelas crises atuais, mas estão também na linha de frente para ações e soluções. São diversos motivos para isso, como pandemia de Covid-19, mudança climática, divisão digital, conflitos, discriminação e queda da confiança.
No evento, o líder das Nações Unidas, António Guterres anunciou a criação do Índice da Juventude na Política, para verificar se os países ao redor do mundo estão abrindo espaços políticos, algo que vem sendo exigido pelas gerações mais jovens.
Chefes da instituição defendem que os jovens estejam no centro dos esforços por sociedades mais pacíficas, justas e sustentáveis, por serem fonte de inovação, de ideias e de soluções, ajudando em projetos de assistência humanitária e na mediação de conflitos, utilizando novas tecnologias, além das plataformas tradicionais.
Durante o encontro, também foram discutidas questões sobre ameaças e violações de direitos humanos sofridas por jovens ativistas e outros que trabalham com a consolidação da paz. Por isso, pediu maior proteção e garantias para o grupo participar de forma segura de processos de paz e de segurança.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]