[vc_row][vc_column][az_column_text]
DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CRESCEM DURANTE PERÍODO DE PANDEMIA
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em abril de 2020, as denúncias no canal 180 subiram em 40% se comparadas ao ano anterior. Este triste crescimento ocorreu devido ao isolamento social, onde as famílias começaram a passar mais tempo convivendo juntas.
A violência contra a mulher se manifesta sob diversas formas e intensidades (envolvendo assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, etc), que se perpetuam tanto espaços públicos quanto nos privados. E podem partir até mesmo de parceiros ou familiares. Quando a perseguição não resulta em submissão da vítima, muitos casos acabam em feminicídio*.
Muitas pessoas sentem vergonha, medo de serem julgadas por familiares e amigos, ou medo de sofrerem alguma violência dos parceiros a partir da denúncia feita. A insegurança com a burocracia do sistema, além do medo do cumprimento de mandados judicias, também são sentimentos que acompanham as vítimas de assédio. Porém denunciar casos de violência, sejam eles domésticos, sexuais ou psicológicos, é importante para a proteção da vítima. Além de mobilizar os órgãos públicos municipais, estaduais e federais para combater os diferentes tipos de violência e evitar um possível feminicídio.
Dia 25 de novembro marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher. A São Martinho manifesta seu apoio a todas às mulheres que já passaram por algum tipo de situação de violência, e preza pela evolução e garantia dos direitos de todos como sociedade.
PARA REALIZAR UMA DENÚNCIA, LIGUE PARA 180!
* Feminicídio é o termo usado para denominar assassinatos de mulheres. De acordo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, três a cada quatro vítimas de feminicídio, em tinham entre 19 e 44 anos. A maioria (61,8%) era negra. E o perfil do agressor é de uma pessoa conhecida: 81,5% dos assassinos, companheiros ou ex-companheiros. Enquanto 8,3% das mulheres foram mortas por outros parentes.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]