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A VOLTA AS AULAS E A EXCLUSÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
No dia 07/10, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o retorno 100% presencial das aulas nas cidade. Parte dos estudantes retornou no último dia 18 e outra voltará dia 25. As escolas, no entanto, terão que oferecer a opção do ensino híbrido para quem não quiser estudar presencialmente.
O período de pandemia trouxe inúmeras consequências, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. Crianças e jovens que já não tinham acesso a bens de consumo, se viram ainda mais distantes do ambiente educacional, de atividades esportivas e de lazer. Brincar, estudar, ter direito à saúde foram direitos que a pandemia tirou, e por serem fundamentais merecem todo o cuidado nessa retomada da vida escolar.
Em Abril de 2021, a Unicef divulgou um estudo realizado sobre o cenário de exclusão escolar no Brasil. De acordo com este estudo, ao final do ano letivo de 2020, mais de cinco milhões crianças e adolescentes de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares, o que corresponde a 13,9% dessa parcela da população em todo o Brasil. Além disso, crianças e adolescentes pretas, pardas e indígenas são as mais atingidas pela exclusão escolar. Juntas, somam mais de 70% entre aquelas que estão fora da escola desde 2020.
Dentro desse cenário é fundamental que sociedade, governo e terceiro setor se unam para que esses jovens e crianças sejam novamente inseridos no sistema educacional. Sabemos que a vulnerabilidade social é uma das grandes causas de evasão e exclusão escolar para a população mais jovem e o retorno as aulas presenciais requer fortes iniciativas. Não será uma tarefa simples, pois além dos protocolos de saúde, esse retorno exige um novo modelo de gestão, uma nova maneira de pensar. Nós da São Martinho entendemos que o acolhimento social e o suporte a família são de vital importância neste crucial momento.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]