São Martinho realiza live em parceria com CVV sobre Setembro Amarelo

[vc_row][vc_column][az_column_text]

São Martinho realiza live em parceria com CVV sobre Setembro Amarelo

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Pensando nisso, a São Martinho realizou no último dia 10 de setembro, a live “Prevenção de suicídio em tempos de pandemia”, com a presença de Vanessa Rita, do Centro de Valorização da Vida.

De acordo com uma pesquisa da Azos, entre 2014 e 2019, o número de suicídios no Brasil aumentou em 28%. No período, segundo o levantamento, as pessoas que tiraram a própria vida passaram de 9,7 mil para 12,4 mil.  Ainda segundo os números, houve um aumento de casos de 49,6% no período e a maior incidência de casos está na faixa etária que vai de 21 a 30 anos.

Parceiro da São Martinho há anos, o Centro de Valorização da Vida (CVV), é uma associação civil sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

“Para nós é sempre gratificante ver que as instituições querem falar sobre o assunto, querem acolher e querem abrir esse espaço bacana para os esclarecimentos”, afirma Vanessa Rita.

Ainda de acordo com Vanessa, os números registrados na pandemia se mantiveram iguais aos anos anteriores, apesar da motivação ser diferente.

“Os números dizem que as tentativas, os suicídios notificados se mantiveram no mesmo patamar do ano passado. O que nos vemos no atendimento é uma certa mudança no perfil e na dor. Nós percebemos as pessoas com uma série de inseguranças voltadas para a pandemia, o medo de pegar a doença, de morrer, a perda dos entes queridos, a questão da segurança no trabalho e a questão do isolamento”, diz.

Se você estiver preocupado com alguém, encoraje essa pessoa a entrar em contato com o CVV.

http://www.cvv.org.brTelefone: 188. E-mail: atendimento@cvv.org.br[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]