Saúde Mental em Tempos de Pandemia

[vc_row][vc_column][az_column_text]

Saúde Mental em Tempos de Pandemia

A covid – 19 é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Coronavírus, mas isso não significa que ela não possa acarretar também problemas de saúde mental individual e coletiva.

O anúncio dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que estávamos diante de uma pandemia do novo coronavírus, gerou diversas mudanças no funcionamento da sociedade: pessoas em quarentena, cidadãos preocupados por não poderem ficar em casa, funcionários trabalhando em home office, escolas, universidades e comércios fechados.

Diante de tal cenário, para além da saúde física, é necessário dar-se uma atenção especial também para a saúde mental, que pode sofrer com crises de ansiedade e picos de estresse, o que, consequentemente, pode afetar também o sistema imunológico.

Mas não se sinta só nessa! Diante de tantos desafios, a cabeça realmente entra em outra frequência, e isso está acontecendo com todo mundo. Viver em tempos de pandemia é também uma jornada mental. Por isso, os cuidados que devemos tomar não podem ser somente com o corpo. Vale ficar de olho nas emoções também.

Os sintomas ansiosos estão presentes e diversos momentos da nossa vidas, mas é quando eles se tornam desproporcionais em duração e intensidade que devemos encarar como um problema. Sendo assim, podemos encarar isso como um mecanismo de defesa do nosso corpo diante de alguma situação desafiadora. E nada mais desafiador que lidar com um inimigo invisível, como é o caso desse novo vírus. A covid – 19 nos coloca face ao desamparo humano fundamental, na medida em que, pela invisibilidade do vírus, nos sentimos sem qualquer defesa psíquica capaz de nos proteger.

 Momentos como esse são especialmente difíceis, porque dos damos conta das nossas fragilidades, vulnerabilidades e da nossa finitude. O medo e o pânico neste momento não nos ajudam individualmente nem coletivamente, procure realizar atividades que te tranquilize, e se estiver com dificuldade de lidar sozinho (a) com isso, procure alguém de sua confiança ou um profissional de saúde.

Para todos nós, o contato afetivo e a sociabilidade são importantes, especialmente na nossa cultura. Por isso, é importante colocarmos esse período em perspectiva, relembrarmos o tempo todo que isso vai passar.

 

José Maria Faustino da Costa

Psicólogo da São Martinho, com pós graduação em psicologia clinica.

[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]