[vc_row][vc_column][az_column_text]
São Martinho promove live sobre empreendedorismo na pandemia
A São Martinho promoveu, no último dia 29 de outubro, uma conversa sobre como o empreendedorismo cresceu durante a pandemia, além de empreendedorismo na juventude.
Realizada através do perfil da instituição no instagram, a live contou com a participação de Marcelo Sbaraine, consultor empresarial com mais de 15 anos de vivência internacional.
“Parabenizo a São Martinho pela iniciativa, visto que ela é oportuna, de extrema relevância para esse momento em que estamos vivendo em nosso país e tenho certeza que, não diferente de outros contextos históricos, desse cenário surgirão muitas empresas que farão história no país”, diz ele.
Segundo uma pesquisa do Portal do Empreendedor, em 2020, o Brasil registrou o maior número de empreendedores da história. Só nos nove primeiros meses, houve um crescimento de 14,8% na comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros. Além disso, foram 1.15 milhões de novas formalizações entre o fim de fevereiro e setembro.
“Nos momentos de crise, em que as empresas são afetadas, surgem novas possibilidades. E se nós cruzarmos as informações dos números de aberturas de empresas com o número de fechamentos, nós tivemos 8,9 milhões de pessoas desempregadas em virtude de empresas que não estão mais em operação. Então é natural que a população economicamente ativa busque alternativas para a sua sobrevivência”, afirma Marcelo.
Ainda de acordo com o especialista, dentre os setores com maior expressividade está o de serviço.
“Para abrir uma empresa voltada para o setor de serviços, o volume financeiro e tecnologia não é tão expressivo como uma indústria, por exemplo. Então o contexto atual que percebemos no Brasil foi o setor de serviços”, explica.
Na São Martinho, os beneficiários têm a oportunidade de desenvolver o espírito empreendedor durante as oficinas. E casos de sucesso já foram registrados. Marcelo afirma que uma das características para dar certo é não desistir.
“Toda jornada, por mais longa que ela seja, começa pelo primeiro passo. Toda grande empresa começou pequena e com foco e determinação se chega lá”, finaliza.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]