Brasil registra aumento de mortes violentas de crianças e adolescentes em 2019

[vc_row][vc_column][az_column_text]

Brasil registra aumento de mortes violentas de crianças e adolescentes em 2019

O Brasil registrou ao menos 4971 mortes violentas de crianças e adolescentes em 2019, segundo 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número representa 10% do total de mortes violentas do ano passado (47.773).

O levantamento levou em consideração os dados referentes a 21 estados (AL, CE, DF, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO), que juntos representam 85% da população.

A faixa etária base do levantamento foi entre 0 e 19 anos, a mesma utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os estados com a maior taxa de mortes violentas de crianças e adolescentes são Espírito Santo (6,79 a cada 100 mil), Pernambuco (6,22) e Sergipe (6,09). As mortes entre 15 e 19 anos representam 90% do total.

Um ponto chamou a atenção, principalmente em relação ao perfil das vítimas. É que 75% delas são negras. Em todas as faixas etárias, o número de vítimas negras é maior que o número de vítimas brancas.

A São Martinho vem há 35 anos trabalhando na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro tem em vista a mudança dessa realidade. Onde houver uma criança ou adolescente com seu direito violada, ali estará a São Martinho.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]