São Martinho comemora Dia das Crianças

[vc_row][vc_column][az_column_text]

São Martinho comemora Dia das Crianças

A Associação Beneficente São Martinho promoveu, no último dia 10 de outubro, a Festa do Dia das Crianças. Cerca de 300 crianças receberam presentes e os kits com guloseima nas unidades da Lapa e em Vicente de Carvalho.

Diferente dos outros anos, onde havia uma programação com várias atividades, em 2020, a São Martinho teve que se adaptar para não deixar a data passar sem nenhuma comemoração e, ao mesmo tempo, respeitar todas as orientações das autoridades sanitárias. Com isso, a instituição dividiu as crianças em pequenos grupos e horários específicos para evitar aglomeração, e cada uma delas pôde retirar seus presentes.

“Pra nós foi, claro, primeiramente, um desafio, pensando na responsabilidade de juntar todas as crianças, mesmo que nós não tenhamos feito nenhuma aglomeração. Trazê-las de novo ao espaço foi uma decisão que teve que ser tomada com muita responsabilidade e, em contrapartida, foi uma decisão que nosso coração pedia muito, não só o meu, mas dos educadores que estão também diretamente com as crianças no dia a dia. Pra eles, não foi só um momento de rever essas crianças e estar com elas, mas também um momento de dar aquele suspiro de alívio. A pandemia tem nos colocado situações muito novas em nossa vida, nós nunca vivemos nada dessa magnitude. É um momento de vermos o futuro com esperança, com coragem de que novos momentos, novas situações virão e que em breve estaremos juntos. Não sabemos quando, dependemos de vários fatores, mas o dia de hoje foi uma prova do que será o retorno total. Eu fiquei muito feliz, enquanto diretor da instituição, de podermos ter articulado esse dia, de ter ido ao encontro delas, mesmo que elas tenham vindo ao espaço, mas esse encontro foi um sinal de esperança e um acalento para o coração de todos nós”, afirma Frei Bruno Castro Schroder, diretor da São Martinho.

E se engana quem pensa que faltou animação. Teve bolo, presente, doces, tudo para que nossos pequenos pudessem matar um pouco da saudade.

Para Ana Márcia Machado, coordenadora do Núcleo Comunitário Educagente, tudo foi pensado para que os beneficiários se sentissem acolhidos no espaço.

“Esse retorno foi muito emocionante porque nós estamos sentindo muita falta das crianças e tentamos amenizar com essa singela homenagem. Quando entraram aqui, eles não sabiam que o espaço iria estar enfeitado, mas fiz questão de fazer como nos outros anos. Foi muito importante para nós, enquanto equipe, e para eles também”, afirma Ana Márcia.

E o sentimento dos pequenos era um misto saudade com gratidão

“Gostaria de agradecer a São Martinho pelo presente e desejar um feliz dia das crianças pra todo mundo”, diz Gianny Oliveira da Silva, de 11 anos.

Já para Ana Clara Farias, de 11 anos, o sentimento é de saudade.

“Tenho sentido falta das atividades que faço aqui, por exemplo, aula de capoeira, de canto, de informática, mas também sinto falta dos meus amigos, das brincadeiras. Agradeço muito pelos presentes, estou muito feliz”, finaliza.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][az_divider div_type=”double-div”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][az_gallery_images images_gallery=”2580,2581,2582,2583,2584,2586,2587,2588″ gallery_layout=”carousel-gallery”][/vc_column][/vc_row]