Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

[vc_row][vc_column][az_column_text]

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Comemoramos em 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista pelos Direitos da Crianças e Adolescentes no Brasil. E em 2020, a comemoração completa 20 anos.

Com objetivo de dar visibilidade a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes para que eles possam crescer livres do abuso e da exploração sexual, essa data foi escolhida após um crime bárbaro chocar o país, em 18 de maio 1973. Uma menina de oito anos de idade foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória, no Espírito Santo. Esse crime ficou conhecido como “Caso Araceli” e segue sem desfecho até hoje.

E nesse momento de pandemia em que vivemos, a mobilização se torna ainda mais importante. De acordo com o UNICEF, centenas de milhões de crianças em todo o mundo provavelmente enfrentarão ameaças crescentes a sua segurança e a seu bem-estar – incluindo maus-tratos, violência de gênero, exploração, exclusão social e separação de cuidadores por conta das medidas adotadas para combater o Covid-19.

E há 35 anos atuando na garantia do direito da criança e adolescente na cidade do Rio de Janeiro, a São Martinho apoia essa causa e trabalha para diminuir cada vez mais esses casos.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row]