[vc_row][vc_column][az_column_text]“O que você vai ser quando você crescer?”, pergunta o cantor Renato Russo, ao final da canção “Pais e Filhos”. E, completando seus 35 anos, em 2019, a Associação Beneficente São Martinho sabe muito bem o que é. Foram anos de caminhada com acertos e erros, derrotas e vitórias, mas, acima de tudo, muito aprendizado.
A Instituição nasceu em 1984, após um grupo de educadores sociais iniciarem um trabalho de abordagem de crianças nas ruas, inspirado na Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo lema foi “Para que todos tenham vida”.
Vivendo exclusivamente de doações, desde então, a São Martinho realiza suas atividades visando o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho que desenvolve tem como pontos altos: o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; a inclusão profissional, cultural e esportiva dos beneficiários; e, claro, a vivência espiritual, pois sendo uma instituição de origem religiosa, seus colaboradores e voluntários pautam sua atuação no testemunho do amor de Deus e no serviço ao próximo.
Só em 2018, foram 1.803 beneficiários e 5.476 atendimentos realizados, sempre com muito afeto e carinho. Além disso, os adolescentes e jovens receberam instrução e verdadeiramente tiveram suas vidas transformadas através do trabalho realizado pelos eixos do projeto social: Abordagem, Núcleo de Acompanhamento Interdisciplinar, Educagente e Profissionalização.
A São Martinho é reconhecida por órgãos de assistência social, na cidade e no estado do Rio de janeiro, como uma instituição de referência no atendimento e na defesa dos direitos da infância e da juventude.
E como prova do trabalho de excelência, em 2019, recebeu da Cáritas Suíça o prêmio Prix Cáritas 2019. Esta é uma premiação que reconhece personalidades por um compromisso admirável, um excelente trabalho no campo social e cooperação para o desenvolvimento intercultural. Os vencedores são caracterizados por seu compromisso inovador e sustentável.
Também em 2019, foi selecionada para receber, com grande emoção, os recursos do Criança Esperança, no palco do Programa Caldeirão do Huck. Na ocasião, a surpresa foi dupla porque Maria Fernanda, beneficiária da instituição há 10 anos, foi escolhida para participar do quadro “Essa Música é Minha”, e viu sua música ganhar uma nova versão na voz da cantora Iza.
A Profissionalização também foi premiada. É que, em meio a 730 concorrentes, o Curso Básico foi um dos projetos aprovados na seleção do Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq. Nesse ciclo, que vai até 2021, a São Martinho receberá assessoramento técnico e financeiro da Abrinq, para continuar seguindo sua missão de transformar a vida de crianças e jovens na cidade do Rio de Janeiro.
E como esquecer de um dos momentos mais bonitos que a instituição viveu nesse último ano? Foi com o palco do Maracanã como cenário que 14 jovens beneficiários cantaram e dançaram um dos maiores clássicos do rock, Another Brick In The Wall (Part II), ao lado de nada menos do que Roger Waters, ex-baixista e vocalista do Pink Floyd. O público, cerca de 47 mil pessoas que lotavam o estádio, era só elogios ao grupo no final da apresentação, assim como o próprio Roger.
Todas essas realizações só são possíveis porque contamos com um grande time de doadores e parceiros. Doe e nos ajude a seguir a diante transformando vidas.[/az_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][az_divider div_type=”dotted-div”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][az_gallery_images images_gallery=”1838,1839,1840,1841,1842,1843,1845,1844″ gallery_layout=”carousel-gallery”][/vc_column][/vc_row]