São Martinho celebra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

São Martinho celebra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos celebra, nesse dia 10 de dezembro, seu 70° aniversário. Assinada em Paris, em 1948, o texto nasceu com o objetivo de garantir os direitos fundamentais de cada indivíduo em qualquer parte do mundo.

E a São Martinho vem trabalhando, ao longo dos seus 34 anos, contribuindo para o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da inclusão profissional, cultural, esportiva, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da vivência espiritual na cidade do Rio de Janeiro.

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos nasce num contexto de final da II Guerra Mundial onde é entendido, diante de tantas atrocidades contra a humanidade, que há uma necessidade de se regulamentar um direito universal a personalidade humana”, diz Priscila Pires, advogada e coordenadora adjunta do Centro de Defesa Dom Luciano Mendes de Almeida, uma das linhas de ação da Associação Beneficente São Martinho.

E os números mostram que o trabalho tem dado resultado. Nos últimos três anos, cerca de 5200 crianças foram atendidas em todos os eixos da Instituição.

Para Frei Adailson dos Santos, a luta pela conquista da proteção integral não se encerra pelo reconhecimento formal dessa condição. “Esse desafio demanda compromisso e envolvimento para que nossas crianças e adolescentes possam ter uma expressiva melhora da sua condição de vida. Enquanto houver uma criança ou adolescente seus direitos violados, ali estará a São Martinho para defender esses direitos que são fundamentais ao desenvolvimento humano”, afirma.