A São Martinho foi uma das 20 instituições reconhecidas na categoria OSC em Ação pelo 13° Prêmio Itaú-Unicef. A premiação aconteceu em novembro, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
A iniciativa visa identificar, estimular e dar visibilidade a projetos realizados por organizações da sociedade civil e escolas públicas que contribuem para garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.
Ao todo, foram mais de 3.500 inscrições de projetos. Desses, 100 tornaram-se semifinalistas, 60 OSC em Ação, que agrega projetos executados por organizações da sociedade civil, e 40 da Parceria em Ação, com projetos realizados por parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas. Na etapa de São Paulo, concorreram 20 instituições da categoria OSC em Ação, onde o Educagente estava inserido, e 10 da Parceria em Ação.
E, no decorrer da competição, o Educagente recebeu, no mês de outubro, a visita do avaliador Bira Azevedo. Na ocasião, ele pôde conhecer e conversar com parceiros, colaboradores e beneficiários da São Martinho.
De acordo com Erika Oliveira, coordenadora de filantropia, estar nessa posição é gratificante, além de ser uma forma de certificação do trabalho feito com empenho pela Instituição.
“Ter o projeto Educagente da São Martinho avaliado entre as 20 melhores iniciativas da categoria 1 dentre 3567 iniciativas inscritas em todo o Brasil, para nós é um grande mérito. É sinal de que nosso trabalho tem de fato transformado a realidade das crianças e adolescentes que atende. Continuemos na luta e certos de que nosso compromisso em garantir acesso à educação integral e a cidadania se faz urgente e necessário”.
Já para Ana Márcia Machado, coordenadora do Educagente, o sucesso do projeto deve-se também as parcerias firmadas pela São Martinho.
“O prêmio Itaú-Unicef veio confirmar que o projeto está no caminho certo na transformação de vida dos nossos beneficiários. Cabe dizer que não alcançamos os objetivos sozinhos, visto que a parceria com a comunidade e a rede são grandes aliados para nossa conquista. A comunidade reconheceu o projeto que realmente transforma vidas”, diz.