São Martinho promove o 5° Jogos Integrados em Vicente de Carvalho

Com jogos de futsal e handebol, a São Martinho promoveu, no dia 30 de novembro, o 5° Jogos Integrados, em Vicente de Carvalho.  A competição contou com a participação de cerca de 100 jovens beneficiários da Abordagem, Educagente e Profissionalização, além de alunos da Escola Municipal Cecília Meirelles, parceira da Instituição.

O professor de Educação Física do projeto, Samuel de Almeida, explica que, mais do que a disputa, os jogos tem objetivo de integrar as crianças e adolescentes oriundos de várias partes da cidade.

“Acredito que o esporte é uma excelente ferramenta de integração desses grupos, além de fortalecer cada vez mais essa teia entre os parceiros e a amizade entre os jovens”, afirma.

Já para Raphael Abbade, educador do eixo Abordagem, os jogos proporcionam aos jovens conhecerem outras atividades que acontecem dentro da São Martinho e ampliar o olhar em relação a sua própria realidade.

“Essa interação é muito boa porque eles veem que existem outras possibilidades e podem sair daquele mundo de violência e outras situações difíceis. É a infância e juventude dividindo um espaço bacana” diz.

E de amizade a São Martinho entende, tanto que, ao longo dos anos, vem buscando parcerias locais em todas as regiões em que atua. E, em Vicente de Carvalho, encontrou na Escola Municipal Cecília Meirelles um importante aliado nos projetos que desenvolve.

“Nós estamos sempre tentando estabelecer contato com as ações que acontecem no entorno deles, já que atendemos as mesmas crianças. Então, toda a ação que envolve o desenvolvimento de aprendizagem e cultural, a gente sempre procura levar”, diz Djane Rachel, professora na Escola Municipal.

O espírito esportivo prevaleceu durante toda a competição e, ao final, todos receberam uma medalha como recompensa pelo empenho.

“Gosto quando é competição, mas sei que a gente ganha e perde porque a vida também é assim”, afirma Yasmim Pereira da Silva, de 13 anos, beneficiária do eixo Abordagem.