Com o objetivo de promover o diálogo entre o Legislativo, Executivo, Judiciário e Sociedade Civil Organizada em relação aos direitos humanos de crianças e adolescentes, foi realizado nos últimos dias 8 e 9 de novembro o II Diálogo Sociojurídico – Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: FAMÍLIAS – VÍNCULOS – LEIS.
O CEDECA Dom Luciano Mendes de Almeida esteve presente na mesa de debate “Abandono e Adoção”, representado pela Coordenadora Adjunta e advogada, Priscila Pires. Além disso, o evento contou com a presença de profissionais dos eixos Abordagem e NAI da São Martinho.
“O Judiciário precisa se colocar de outra forma nesse processo que envolve a transformação social dessas famílias muito pobres. Eu faço um chamamento ao debate das questões raciais, socioeconômicas, culturais, do machismo estrutural e indenitárias. A gente precisa trabalhar e se aprofundar nessas temáticas”, afirma Priscila.
Durante o evento foram abordados outros temas como: “Quando e como decidir pela destituição do poder familiar?”, “É necessário um Estatuto exclusivo para Adoção?”, “Adoção “intuitu personae” e seus desafios”, “Primeira Infância e Acolhimento Institucional – Um debate mundial”, Crianças e Adolescentes separados da Família de Origem – Acolhimento Familiar ou Acolhimento Institucional?”, Trabalho com Família em Conflito – Como evitar e desagregação familiar?”.