Dia de Doar: solidariedade traz benefícios para a saúde

Não é segredo para ninguém que doar é um ato de amor ao próximo. Mas o que muita gente não sabe é que ajudar os outros traz vários benefícios não só para quem recebe, mas também para quem pratica. E, pensando na grandeza dessa ação, comemoramos, no próximo dia 27 de novembro, o Dia de Doar, conhecido como Giving Tuesday, nos Estados Unidos. A ação é uma forma de, com a Black Friday, usar a economia para fazer boas ações e contribuir para um mundo mais justo e solidário.

Realizado no Brasil pela primeira vez em 2013, o movimento já se tornou uma campanha mundial, com a participação de mais de 35 países.

E essa adesão tem explicação. De acordo com um estudo americano, o simples ato de fazer o bem ativa o sistema de recompensa do cérebro e libera uma carga de dopamina, substância envolvida na sensação de bem-estar. Além disso, reduz o estresse, melhora o humor, aumenta o nível de satisfação e nos traz senso de sentido.

E exemplos de amor ao próximo não faltam entre os doadores da São Martinho. A bióloga Fatima Lopes é uma delas. Após perder a avó, há 12 anos, ela resolveu se voltar a causas sociais e, através da ligação de uma das operadoras de telemarketing, passou a realizar doações para a Instituição.

“Eu não escolhi a São Martinho, acredito que a São Martinho me escolheu. Eu quero continuar fazendo o que eu puder para contribuir para a formação desses jovens”, afirmou.

Já a história de Anna Lucia Piccolo não é muito diferente.  Doadora há cerca de 3 anos, ela teve o primeiro contato com a São Martinho através de um trabalho de fonoaudiologia com beneficiários de nove a 16 anos que realizou durante um semestre. Após perder contato com a Instituição, recebeu uma ligação também do telemarketing e resolveu voltar a ajudar com doações.

“O pouco que posso colaborar já é um bom incentivo. É uma chance para alguém que não acredita que terá conquistas na vida”.