Conferência Municipal discute proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências contra criança e adolescente

A abertura do evento ficou por conta dos jovens do Centro de Música Jim Capaldi, da São Martinho

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) realizou, nos últimos dias 23 e 24 de outubro, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O evento, que aconteceu no Teatro Odylo Costa Filho, na UERJ, elegeu os delegados que irão representar o município do Rio na esfera estadual.

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes, entre elas representantes da sociedade civil e governamentais, técnicos e entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes.

Alunos do Centro de Música Jim Capaldi, do Projeto Educagente, da São Martinho, fizeram uma apresentação musical dando início a Conferência. Na ocasião, eles tocaram músicas que animaram a plateia.

Segundo Lucimar Corrêa, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Institucional da São Martinho e presidente do CMDCA, eventos como esse são fundamentais na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, mas é preciso cobrar de todos uma postura que reafirme esse objetivo.

“Essa conferência é muito importante, mas também temos que discutir, monitorar e cobrar. Precisamos de todos que estão aqui para construir uma sociedade melhor, que respeite e garanta o direito das crianças e adolescentes”.

Nessa edição, o papel do protagonismo dos jovens foi amplamente discutido e incentivado, inclusive com a participação de adolescentes nas mesas de discussão e também como delegados.